CONSTRUÇÃO DE GINÁSIO POLI ESPORTIVO NA TERRA INDÍGENA DO INHACORÁ

• CONSTRUÇÃO DE GINÁSIO POLI ESPORTIVO

Assunto: Obras  |   Publicado em: 16/07/2020 às 09:23   |   Imprimir

Após anos de reinvindicações da Tribo Indígena do Inhacorá do município de São Valério do Sul, a municipalidade com seu compromisso de dialogar com os munícipes e respeitar suas demandas, está executando a obra mais esperada e sonhada pela comunidade: O Ginásio Poli Esportivo. As tramitações iniciaram no início do ano de 2019 quando um movimento da liderança indígena, vereadores e administração municipal ganhou corpo para buscar a concretização deste objetivo.

No início alguns empasses dificultaram a idealização do ginásio. Iniciou-se pelo cumprimento aos requisitos da Convenção n. 169 da OIT sobre povos indígenas e tribais que a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) exige para qualquer interferência dentro das reservas de domínio Federal. Depois, iniciou-se a peregrinação pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente IBAMA para obtenção da licença ambiental para construção da referida obra. Foi necessário algumas intervenções junto aos órgãos na capital nacional, exigindo deslocamentos da liderança indígena e de integrantes da administração municipal para que se pudesse cumprir com os trâmites burocráticos.

No final de 2019, após a liberação da FUNAI e IBAMA a municipalidade buscou junto à Caixa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – FINISA para custear a realização da obra.

Em depoimento, o cacique da Reserva Indígena do Inhacorá Senhor Professor Adilson Policena destacou que “a construção do ginásio irá contribuir com a nossa comunidade, principalmente para realização das atividades escolares, pois hoje não possuímos local apropriado, e ainda, servirá de apoio às politicas públicas direcionadas à toda população indígena, em função da disponibilização do espaço para a prática de esportes e de eventos culturais.”

O Prefeito Municipal Senhor Vladimir Antonio Vettorato ressaltou que a gestão municipal está realizando muitas ações para suprir as necessidades da Comunidade Indígena. “Conhecemos a carência que existia por um espaço adequado para a realização dos eventos culturais e práticas esportivas, e atendendo a demanda da aldeia deu-se início o processo de construção do ginásio. Agradecemos o empenho de todas as pessoas envolvidas na concretização deste sonho.”