Vacinas COVID-19

  • Publicado em: 14/07/2021 às 00:00   |   Imprimir

Vacinas COVID-19 em uso no Município

1- Vacina adsorvida covid-19 (inativada) - Instituto Butantan (IB) /Sinovac:
       É uma vacina contendo antígeno do vírus inativado SARS-CoV-2. Os estudos de soroconversão da vacina adsorvida covid-19 (Inativada), demonstraram
resultados superiores a 92% nos participantes que tomaram as duas doses da vacina no intervalo de 14 dias e mais do que 97% em participantes que tomaram as
duas doses da vacina no intervalo de 28 dias.
       A eficácia desta vacina foi demonstrada em um esquema contendo 2 doses com intervalo de 2 a 4 semanas. Para prevenção de casos sintomáticos de covid- 19 que precisaram de assistência ambulatorial ou hospitalar a eficácia foi de 77,96%. Não ocorreram casos graves nos indivíduos vacinados, contra 7 casos
graves no grupo placebo.

2-Vacina covid-19 (recombinante) - Fiocruz/Astrazeneca

       A vacina covid-19 (recombinante) desenvolvida pelo laboratório
AstraZeneca/Universidade de Oxford em parceria com a Fiocruz é uma vacina contendo dose de 0,5 mL contém 1 × 1011 partículas virais (pv) do vetor adenovírus
recombinante de chimpanzé, deficiente para replicação (ChAdOx1), que expressa a glicoproteína SARS-CoV-2 Spike (S). Produzido em células renais embrionárias
humanas (HEK) 293 geneticamente modificadas.
       Os estudos de soroconversão da vacina covid-19 (recombinante) demonstraram resultados em ≥ 98% dos indivíduos em 28 dias após a primeira dose e > 99% em 28 dias após a segunda dose. A eficácia desta vacina foi demonstrada em um esquema contendo 2 doses com intervalo de 12 semanas. Os indivíduos que tinham uma ou mais comorbidades tiveram uma eficácia da vacina de 73,43%, respectivamente, foi similar à eficácia da vacina observada na população geral.

3- Vacina COVID-19- Pfizer/Biontech

     A vacina é baseada em mRNA, que usa RNA mensageiro sintético, que auxilia o organismo do indivíduo a gerar anticorpos contra o vírus. Pode ser desenvolvida e fabricada mais rapidamente do que as vacinas tradicionais. A Pfizer selecionou essa tecnologia de vacina baseada em mRNA devido ao seu potencial de alta resposta, segurança e capacidade de rápida produção. A tecnologia de mRNA pode ainda ser estratégica para cenários de pandemias e epidemias devido à agilidade em modificação do antígeno codificado caso necessário, bem como a potencialidade de realização de doses de reforço. A técnica, na qual apenas um pedaço de material genético é usado em vez de todo o vírus, nunca havia sido feita antes.

    Os dados do estudo de Fase 3 demonstraram que, embora haja proteção parcial após cerca de 12 dias da primeira dose, são necessárias duas doses da vacina para que o potencial máximo de proteção contra a doença seja atingido. Os resultados de eficácia global da vacina, de 95%, foram aferidos a partir de 7 dias da segunda dose do esquema vacinal.

4- Vacina Covid-19 - Janssen/ Johnson & Johnson

Esse imunizante é feito com um vetor viral não replicante, mesma tecnologia da vacina AstraZeneca. Os Cientistas modificam um adenovírus que normalmente causa resfriados em humanos, para que ele não consiga mais se multiplicar, e incluem nele um trecho do material genético do Sars-Cov-2.

Ao entrar em contato com as células, o vetor viral apresenta esse pedacinho do coronavírus para o sistema imune, que monta uma resposta específica para ele.

Os resultados dos testes clínicos da vacina, que é produzida pelo laboratório Janssen, do grupo Johnson & Johnson, foram publicados em abril no periódico científico "New England Journal of Medicine" Segundo a publicação, a vacina apresentou:

  • eficácia de 66% contra os casos moderados e graves da Covid-19
  • eficácia de 85,4% apenas contra os casos graves
  • 100% de proteção contra hospitalização e morte por Covid depois de 28 dias da aplicação.

 

 

Segurança das Vacinas

 

Segurança das vacinas COVID-19 para diferentes grupos

As vacinas COVID-19 foram testadas em grandes e randomizados ensaios controlados que incluem pessoas de uma ampla faixa etária, ambos os sexos, etnias diferentes e aqueles com condições médicas conhecidas. As vacinas mostraram um alto nível de eficácia em todos Populações. As vacinas têm sido consideradas seguras e eficazes em pessoas com várias condições médicas subjacentes que estão associadas ao aumento do risco de doenças graves. Estes incluem pressão alta; diabetes; asma; doença pulmonar, hepática ou renal; e infecções crônicas estáveis e controladas.

Aqueles que devem consultar um médico antes da vacinação incluem pessoas com o sistema imunológico comprometido, idosos com fragilidade grave, pessoas com histórico de reação alérgica grave a vacinas, pessoas vivendo com HIV e aquelas que estão grávidas ou amamentação.

gravidez

Embora a gravidez traga um risco maior de COVID-19 grave, atualmente, muito poucos dados estão disponíveis para avaliar a segurança da vacina na gravidez. No entanto, pessoas com alto risco de exposição ao vírus COVID-19 (como trabalhadores da saúde), ou que têm um histórico de condições médicas subjacentes que aumentam o risco de doenças graves, podem ser vacinadas durante a gravidez após consulta com seu profissional de saúde. Não há evidências que sugiram que a vacinação causaria danos durante a gravidez.

amamentação

A vacina pode ser oferecida a quem está amamentando se fizer parte de um grupo recomendado para vacinação (profissionais de saúde, por exemplo).

Segurança das vacinas COVID-19 para crianças

Os testes de vacina COVID-19 para crianças estão em andamento e, quando os resultados estiverem disponíveis, a OMS fornecerá orientações atualizadas para a vacinação em crianças. Os ensaios vacinais direcionados aos adultos foram priorizados porque o COVID-19 provou ser uma doença mais grave e perigosa entre as populações mais velhas.

Seguir medidas de saúde comprovadas ainda é a melhor maneira de manter todos, incluindo crianças, a salvo do COVID-19. Isso inclui manter as mãos limpas, praticar espirros e tossir em cotovelos tortos, abrir janelas, usar uma máscara se for apropriada para a idade, e distanciamento físico contínuo.