VI CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

• .

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 10/04/2019 às 15:32   |   Imprimir

Aconteceu aos dezenove dias do mês de março de dois mil e dezenove, às treze horas, junto ao Auditório Municipal de Saúde a VI Conferência Municipal de Saúde do Município de São Valério do Sul, convocada a partir do decreto n° 1944 de 12 de março de 2019. A Conferência teve como tema central: SAUDE COMO DIREITO E CONSOLIDAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS, que contou com a participação de aproximadamente 90 pessoas.

A conferencista da tarde foi a Professora Alice do Carmo Jahn, da UFSM extensão Palmeira das Missões que iniciou sua apresentação com Resgate da historia do SUS (Sistema Único de Saúde) e sua evolução, elencando os avanços e a força da comunidade, sendo que as conferências são espaços de manifestação e busca de direitos do povo, exercendo a democracia. A Conferência além de autoridades locais como Prefeito, Gestores, Vereadores, contou com representantes da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Posteriormente os participantes foram divididos em três grupos, sendo que cada grupo trabalhou um eixo da conferencia elencando as prioridades no âmbito Municipal e Estadual para posterior apresentação. Após foram escolhidos os delegados titulares e suplentes para a Etapa Estadual da Conferencia que acontecerá nos dias 24 a 26 de maio em Porto Alegre.

Delegados titulares: usuários: Sueli Taborda de Oliveira e Fernanda Sirovec, Suplentes: Inez Ana Coitinho e Carlos Camargo, e titulares governo/trabalhador de saúde: Jussara de Fátima Berlezi Agnes e Caroline Ilena Sapiersinski e suplentes: Francieli Franco e Angélica Raquel Scheer Lacorte.