Saúde Mental no Saúde na Escola

• .

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 24/12/2018 às 07:52   |   Imprimir

De acordo com dados atuais relacionados a saúde mental e adolescência, contatou-se a importância de realizar atividades que pudessem contemplar reflexões a cerca da saúde mental entre os estudantes. Conforme alguns indicativos encontrados em artigos científicos e divulgados pela Organização Pan-americana da Saúde/ Organização Mundial da Saúde, as descrições abaixo contemplam:

“Uma em cada seis pessoas tem entre 10 e 19 anos./ As condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idade entre 10 e 19 anos./ Metade de todas as condições de saúde mental começam aos 14 anos de idade, mas a maioria dos casos não é detectada nem tratada./ Em todo o mundo, a depressão é uma das principais causas de doença e incapacidade entre adolescentes./ O suicídio é a terceira principal causa de morte entre adolescentes de 15 a 19 anos./ As conseqüências de não abordar as condições de saúde mental dos adolescentes se estendem à idade adulta, prejudicando a saúde física e mental e limitando futuras oportunidades./ A promoção da saúde mental e a prevenção de transtornos são fundamentais para ajudar adolescentes a prosperar.” Ultimo acesso em: 19 de dezembro de 2018 >(https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_joomlabook&view=topic&id=210)

A equipe Técnica de Saúde De São Valério do Sul ESF (Estratégia da Saúde da Família) com outros profissionais que contribuem com para a formação da equipe básica da saúde que contemplam psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, além de oficineiras terapêuticas, foi desenvolvido atividade que permitisse trabalhar o tema saúde mental na escola.

Foram entregue nas escolas municipal e estadual de São Valério do Sul, folders com dicas de saúde mental de adolescentes para adolescente. Aos alunos das escolas Municipal De Ensino Fundamental Vovó Maria E Da Escola Estadual De Ensino Médio São Valério Do Sul com o publico alvo de estudantes do 6º ano do Ensino Médio até os alunos do 3º ano do ensino fundamental, no turno da manhã.  Agregou – se atividade das adolescentes que freqüentam a oficina terapêutica (grupo voltado para promoção da saúde mental) para o programa saúde na escola. As adolescentes da oficina terapêutica elaboraram com auxilio da psicóloga, através de reflexões, estratégias para promoção da saúde mental. Assim criou-se um folder coma as dicas de cuidado em saúde mental. E dessa forma foi proposto a disseminação das idéias aos colegas do material que foi vinculado ao programa saúde na escola.