Equipe de Saúde promove AÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

• .

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 07/11/2018 às 16:15   |   Imprimir

A partir de uma enquete realizada pela Psicóloga com alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio sobre hábitos de Saúde Mental e unindo à percepção da fisioterapeuta e da nutricionista sobre o impacto do uso abusivo da tecnologia, pensou-se em equipe uma ação de PREVENÇÃO e de ORIENTAÇÃO ao uso consciente das redes sociais.

Segundo a fisioterapeuta as posições físicas adotadas durante o uso dos celulares, tablet e computadores em crianças e adolescentes pode provocar degastes precoces e riscos de problemas crônicos. Segundo estudos a cabeça humana pesa algo em torno de 5 kg, mas quando estamos em posição inclinada para frente o peso imposto à coluna cervical aumenta drasticamente. Quanto maior for à inclinação da nossa cabeça maior será a carga imposta, podendo com uma inclinação de 60 graus gerarmos o impacto de até 27 kg para a coluna.

A psicóloga tem alertado sobre o aumento das doenças de causa “virtuais”, como: depressão devido a não conseguir atingir os padrões ditados pelas redes sociais; ansiedade devido à dificuldade de lidar com situações que não se resolvem somente por um toque na tela; irritação; bullying, assim como à compulsão por estar sempre com o último modelo. Mas a principal alerta é a ausência da convivência com a família e com amigos que não sejam somente virtuais.

A nutricionista reitera também que as redes sociais têm limitado os indivíduos a praticarem esportes e terem hábitos alimentares saudáveis, pois esta geração desde pequena está em frente às telas não sentindo o prazer que a alimentação proporciona e levando à obesidade.

Considerando as observações a Secretaria Municipal de Saúde, proporcionou no dia 05 de novembro, através do Programa Saúde na Escola a Palestra: RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ERA DIGITAL. A Palestrante Larissa Simon, Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana abordou uma palestra interativa e questionadora provocando a percepção dos benefícios e prejuízos causados pelo uso das redes sociais. Está ação foi desenvolvida com os estudantes em dois momentos um direcionado ao 6º ao 9º ano e Ensino Médio, e um segundo momento para alunos do Pré B e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.