EDUCAÇÃO FISCAL

O GEFIM (Grupo Educação Fiscal Municipal), constantemente realiza atividades com os alunos nas Escolas do município de São Valério do Sul . Quando se fala em Educação Fiscal, fala-se em tributos, e tributos implicam em direitos e deveres. A arrecadação de tributos gera qualidade de vida para a população e perspectiva de um futuro melhor, sobretudo se estes forem aplicados com responsabilidade por nossos administradores. A educação fiscal na escola é um projeto que busca sensibilizar o indivíduo da importância dos tributos e de sua aplicação correta, como principal meio de respondermos a questões como a desigualdade, a fome, a miséria e a violência, dentre outros; que são consequências da sonegação fiscal, da má utilização dos recursos públicos. Assim, a plenitude para esta mudança que tanto necessitamos em nossa sociedade perpassa pelo processo de ensino-aprendizado escolar, e, na medida em que os cidadãos estiverem plenos da consciência de seus direitos e também no cumprimento dos deveres, possam ser capazes de cobrar ações mais efetivas e responsáveis do Estado.

Este projeto, no entanto, visa implementar a Educação fiscal na escola para fortalecer a democracia em nosso país tornando os cidadãos mais responsáveis e capazes de reivindicar seus direitos para o pleno desenvolvimento de um mundo mais justo e menos desigual. A cidadania transforma as relações sociais e garante a efetivação do direito à vida mais digna e justa para todos.

Portanto, na busca de formarmos cidadãos mais conscientes do seu papel na sociedade e diante de tantas questões relevantes, no último dia 12 e 13 de dezembro o Grupo de Educação Fiscal Municipal (GEFIM) esteve na Escola Municipal Vovó Maria, trabalhando com a turma do 5º ano do Ensino Fundamental, o tema abordado foi sobre “Orçamento Público” desde a sua elaboração até a execução. Os alunos puderam expor o seu conhecimento sobre o assunto, debater sobre o orçamento familiar o que é mais importante e fazer um comparativo com o orçamento Público Municipal. Além disso, assistiram vídeos explicativos, leram e recortaram textos, desenvolveram atividades. Na oportunidade foi distribuído gratuitamente a eles um caderno e uma régua. O material foi desenvolvido especificamente como material auxiliar da Educação Fiscal para os alunos. O dia foi de muita reflexão e aprendizado.