SÃO VALÉRIO DO SUL 27 ANOS DE HISTÓRIA!

Entre outras atrações da semana de aniversário de emancipação do Município de São Valério do Sul, o jantar baile animado pela Banda San Francisco teve destaque. A Administração Municipal, representada pelo Vice-Prefeito Municipal em exercício, Juarez Adalberto Leonarski, agradece a participação de todos.

Na oportunidade reconhecemos o trabalho todos aqueles que contribuíram para o desenvolvimento de nosso município: a comissão emancipacionista, prefeitos e vice-prefeitos, vereadores, agentes políticos, entidades, povo indígena, funcionários, aqueles que in memorian deixaram sua marca e a todos que no anonimato trabalham incansavelmente.

Fruto do trabalho de todos, salientamos algumas das conquistas dos dois primeiros anos de mandato:

Na Reserva indígena, solucionamos a falta de água e colocamos em funcionamento a Unidade Básica de Saúde Indígena. A Padaria indígena também está em funcionamento. A academia da saúde indígena teve recursos aprovados  e está em fase de aprovação do projeto. A construção de quadra de esportes coberta depende apenas de licença ambiental para o início das obras. A Secretaria do Índio aproximou aquela comunidade da administração municipal, agilizando as demandas.

Na Educação, a creche em turno integral hoje é uma realidade. O método de ensino FTD, implantado neste ano, coloca a educação municipal em condições de competir em qualidade com as melhores escolas da região.

Em termos de infra-estrutura, estamos construindo duas pontes na divisa com o município de São Martinho. Em um momento de transição, a parceria do nosso quadro técnico teve participação importante para que o Município de São Martinho tivesse êxito na reconstrução da Ponte de São Sebastião, cuja ordem de início de obra já foi emitida.

Estão em processo licitatório dois projetos de pavimentação na sede do município, oriundos de emendas parlamentares do Deputado Nogueira e do Deputado Bohn Gass.

Para uso da Saúde, adquirimos uma ambulância com parcela de recursos da Câmara Municipal de Vereadores, um veículo de passeio através de emenda do Deputado Pompeo de Mattos e uma Camioneta Ranger através de emenda do Senador Paim. Está em fase de licitação a aquisição de mais um veículo. A academia da Saúde na sede foi reativada.

Para a Secretaria de agricultura está em processo de licitação a aquisição de uma retroescavadeira, parceria entre a Câmara Municipal de Vereadores e Emenda parlamentar do Deputado Pompeo de Mattos. Para este ano, a indicação do Deputado Marcon, do Deputado Pompeo e do Senador Paim foram unificadas para a aquisição de dois novos tratores para a patrulha agrícola. Lembramos ainda a incorporação de um trator oriundo da bancada gaúcha com tramitação pela Secretaria de Agricultura do Estado. Secretaria esta que também doou um caminhão para que pudéssemos agregar uma prancha para transporte de máquinas pesadas. Em parceria com a ADECOM, ampliamos a oferta de serviços para o setor agrícola, com subsídios específicos.

Foram incorporados ainda dois tratores e diversos equipamentos através de Emendas do Deputado Marcon e do Deputado Pompeo.

Na Secretaria de obras estamos realizando o pagamento das parcelas remanescentes do rolo compactador e da escavadeira hidráulica, que serão quitadas em meados deste ano.

Existem ainda muitas outras frentes de trabalho, não traduzidas em obras ou aquisições, focando a melhoria dos serviços públicos prestados aos nossos munícipes. Esperamos para o ano que vem anunciar grandes avanços, resultado do que estamos plantando agora. Juntos sabemos que é possível. Feliz aniversário a todos nós são-valerienses.