• SOBRE A CORRETA SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Assunto: Administração  |   Publicado em: 21/02/2019 às 08:22   |   Imprimir

Na última segunda-feira, o Município de São Valério do Sul realizou audiência pública tendo como tema ”A correta destinação de resíduos sólidos”. São Valério do Sul, juntamente com outros municípios da região, participa do Consórcio Intermunicipal de Gestão Multifuncional CITEGEM, e destina os resíduos sólidos do município para a usina localizada às margens da BR 468, em Bom Progresso.

Contamos com a participação da Engenheira Ambiental Luma Tejada, responsável técnica do consórcio. Em sua exposição do tema aos presentes, frisou que as normas ambientais vigentes, bem como a sustentabilidade financeira do consórcio dependem da correta separação de resíduos recicláveis e não-recicláveis.

O Prefeito Municipal, Sr. Vladimir Antonio Vettorato, falou sobre os problemas enfrentados pelo município e sobre o custo da manutenção dos serviços de coleta e destino dos resíduos sólidos domésticos, que superam em muito a arrecadação das taxas impostas pelos serviços.

A audiência, conduzida pela Sra. Solange Bueno Plein Licks, Secretária de Administração, teve uma participação efetiva de diversos setores da sociedade. As sugestões apresentadas serão implementadas a partir do mês de abril. Neste intervalo, estaremos informando a comunidade sobre as modificações nos serviços, inclusive com distribuição de material informativo pelas agentes de saúde. Precisamos melhorar a qualidade dos serviços prestados, diminuir os custos elevados do sistema e criar uma consciência ambiental coletiva, enfatiza a Secretária de Administração. Um novo modelo de Gestão é necessário e contamos com a Comunidade para trabalharmos juntos neste novo desafio.

Entre algumas definições da audiência podemos salientar: a manutenção de duas coletas semanais, nas terças e sextas-feiras, de resíduos secos acondicionados separados de resíduos não-recicláveis como papel higiênico e fraldas. A coleta de material orgânico como erva-mate, cascas de frutas, restos vegetais, entre outros, não mais serão enviados ao CITEGEM, devendo ser dispostos em composteiras; Pilhas, celulares e baterias de celulares terão pontos de coleta nas escolas e na SICREDI, que dará destino adequado ao descarte; Pneus, vidros, lâmpadas, eletrodomésticos e eletroeletrônicos deverão ser entregues pelos usuários na Secretaria Municipal de Obras, que dará destino adequado aos resíduos; Entulhos serão recolhidos nas segundas e nas últimas quintas-feiras de cada mês; Resíduos provenientes de podas apenas ocorrerão nas épocas adequadas, sendo previamente informadas; A logística reversa de embalagens de agrotóxicos, baterias e óleos lubrificantes continuarão sendo responsabilidade das empresas vendedoras; Pontos de coleta serão definidos no interior a partir das rotas existentes e a cobrança da taxa nesse processo  deverá ser modificada, tendo em vista a ampliação da cobertura dos serviços e a necessidade de justiça tributária e gradativa auto sustentabilidade dos serviços.

Daremos ênfase à informação e à educação, porém seremos firmes na condução do processo pois a questão ambiental é uma imposição dos novos tempos. Contamos com a compreensão de todos, pois toda mudança gera desconforto porém necessária para os novos tempos.