Consorcio publico do cinorc planeja acoes

Na tarde da segunda-feira ÚLTIMA, junto ao Gabinete do Prefeito de São Valério do Sul reuniram-se os membros integrantes do Consórcio Intermunicipal do Noroeste Colonial (CINORC), representado pelos Prefeitos dos Municípios de Chiapetta, Sr. Osmar Kuhn; Inhacorá Srª. Cledi Marli Pires Savariz e o Prefeito de São Valério do Sul, Sr. Jairo Fernandes do Espírito Santo, que na presença de Secretários Municipais, Coordenadora e Secretário Executivo do Consórcio recepcionaram o Sr. Juliano Santos dos Santos, que presta assessoria pública ao Consórcio, onde foram tratados assuntos de alta relevância social e voltadas ao desenvolvimento econômico dos municípios integrantes do Consórcio e demais Municípios da região não integrantes, que almejam a instalação de um abatedouro regional e uma usina de reciclagem de lixo urbano para a região, cujos recursos serão buscados junto a Órgãos do Estado e União a partir do cadastro de propostas junto ao sistema eletrônico do SICONV ( Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal), FUNASA, SESAI,  entre outros. Dentre as tratativas foram estudadas ações para os próximos meses em especial voltadas a recuperação de estradas vicinais, as quais serão recuperadas sob forma de mutirão, onde todos os membros consorciados trabalharão em prol de um só, agilizando assim os serviços públicos dos municípios com aqueles maquinários recebidos gratuitamente pelo Governo Federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) contemplados em 2012 pelo Programa de Aceleração do Crescimento -  PAC 2.  Na ocasião, também foi dado posse ao novo presidente eleito entre os membros para o período de um ano sendo empossado o prefeito de Chiapetta Sr. Osmar Kuhn, que contará com o auxílio de um Vice-presidente sendo empossada a Prefeita do Município de Inhacorá, Srª. Cledi Marli Pires Savariz e o Prefeito de São Valério do Sul, Sr. Jairo Fernandes do Espírito Santo como Tesoureiro. O Consórcio conta ainda com a colaboração do Secretário Executivo Sr. Carlos Eugênio Azevedo dos Santos, Secretária do CINORC e Coordenadora Municipal Sonia Maria Kolling e Conselho Fiscal, constituído por três membros, sendo um Secretário de cada município consorciado, ficando indicados os Srs. Cesar Claudinei Rodrigues, Cesar Rodrigo Backes e Carlos Eugênio Azevedo dos Santos. Algumas ações dependem ainda de regulamentação e pequenos ajustes na estrutura interna do Consórcio que, segundo o Presidente serão em breve providenciadas para que o Consórcio possa, a exemplo dos maquinários gratuitamente recebidos, serem contemplados em outras ações de interesse social, promoção da agricultura familiar, desenvolvimento econômico e afins.