SÃO VALÉRIO DO SUL CELEBRA O DIA DO ÍNDIO COM FESTA

• MUNICÍPIO DE SÃO VALÉRIO DO SUL CELEBRA DIA DO ÍNDIO COM FESTA NO POVO KAINGANG

Assunto: Gabinete do Prefeito  |   Publicado em: 02/05/2019 às 08:59   |   Imprimir

O Dia do Índio, comemorado no 19 de abril, foi celebrado pelo Município de São Valério do Sul com uma grande festa cultural com o Povo KAINGANG, no dia 26 de abril, animado pela Banda Rogério Magrão & Banda e Estação 4. O Prefeito Municipal, Sr. Vladimir Antonio Vettorato e a Primeira Dama, Sr. Cledi Vettorato foram recepcionado com alegria pelos indígenas.

Os Secretários Municipais também participaram da solenidade, levando aos indígenas os esclarecimentos sobre todas as ações que estão sendo realizadas pela prefeitura em cada uma das pastas, pautados na cultura e tradição desses povos.

Para o líder indígena, Adilson Policena, a comemoração do dia do índio é um momento especial para toda comunidade, pois relembram as batalhas que tiveram que travar para obter os direitos alcançados, e as lutas que ainda precisam continuar contra o preconceito. Ele ressaltou também a importância de manterem as tradições e costumes. Na companhia do cacique, o prefeito de Sr. Vladimir Vettorato, se comprometeu em continuar realizando ações em prol da melhoria de vida e desenvolvimento nessa comunidade, através das políticas públicas do município, e falou da alegria em estar presente com o povo indígena nesta data especial.

Na ocasião estava presente o Deputado Federal Dionilso Mateus Marcon  e o Deputado Estadual Edegar Pretto participaram das atividades de celebração ao dia do Índio - 19 de abril.

Ocorreu também a entrega de Caminhoneta Tryton que será  utilizada no transporte de pacientes indígenas, foi encaminhado com recursos da SESAI, para melhor atender a comunidade indígena.